A TUU explica...
Quando é Necessário?
A lei nº 40/2015 de 01 de junho, no seu número 2 do artigo 18º, exige ao dono de obra público a revisão de projeto sempre que a obra esteja enquadrada na classe 3 de alvará ou superior, i.e., sempre que o valor da obra seja igual ou superior a 332.000,00€.
O conceito de revisão de projeto está plasmado na portaria n.º 255/2023, de 7 de agosto, definindo-se como "a análise crítica do projeto e emissão dos respetivos pareces por outrem que não o projetista. Ainda esta portaria define a figura do revisor de projeto como a pessoa singular ou coletiva devidamente qualificada para a elaboração desse projeto e distinta do autor do mesmo." Apesar desta descrição de conceito, a legislação não fornece uma verdadeira exposição acerca do que deve constar numa revisão de projeto, isto é, sobre que pontos essa revisão deverá incidir. E tem uma limitação: foca apenas os donos de obra públicos, quando também os privados beneficiam de sobremaneira de uma revisão de projeto criteriosa e eficaz!
O atual e sempre presente argumento do economicamente mais favorável leva a que os prazos de elaboração de projeto sejam cada vez mais apertados, retirando capacidade de planeamento e desajustando as necessidades em termos de recursos humanos. Assim, muitos donos de obra acabam por considerar a revisão de projeto como um pagamento suplementar, tornando-se um sobrecusto que urge evitar.
Um mau projeto irá sempre causar despesas elevadas, se não durante a construção, certamente durante a fase de exploração e manutenção do edifício. Assim, a revisão de projeto torna-se um investimento, uma adição de valor à totalidade do processo construtivo dado que irá permitir ao dono de obra:
01
Avaliar a viabilidade do projeto contratado.
02
Aferir da adequação do projeto às suas reais necessidades.
03
Garantir que o projeto cumpre com a legislação em vigor.
04
Minimizar ou eliminar os erros e omissões.
05
Avaliar se não há sobreposições de especialidades.
06
Poupanças substanciais em termos de construção e exploração futura do edifício.
A revisão de projeto é um processo fundamental pois passa por cruzar os projetos de execução de todas as especialidades, juntar peças escritas e desenhadas, eliminando assim as incongruências. A partir deste momento, os potenciais erros que possam vir a surgir durante a obra serão mínimos e facilmente resolvidos e, sobretudo, terão custos muito reduzidos, ou mesmo inexistentes, para o dono de obra.
A TUU pode em muito ajudar com a revisão dos Vossos projetos! Temos uma equipa multidisciplinar de técnicos de várias valências e com larga experiência na elaboração, revisão e otimização de projetos das mais diversas especialidades a trabalhar para acompanhar as expectativas. E com o auxílio da modelação integral em BIM, é possível aceder ao resultado final antes mesmo do final da obra. Na TUU construímos antes da construção!