Edifício gomes freire

DESCRIÇÃO

O edifício de carácter burguês insere-se numa frente urbana consolidada e acompanha as características morfológicas dos edifícios que compõem a Rua Gomes Freire em Coimbra.

Situado numa das zonas nobres da cidade, pautada pelas grandes moradias da primeira metade do séc. XX, o edifício encontra-se vazio e abandonado contribuindo para a perda do seu carácter nobre e para o seu desmazelo.

A sua reabilitação insere-se nas pretensões de uma empresa que adquiriu o edifício para a implantação dos seus novos escritórios.

A solução de projeto pretende tirar o maior partido da pré-existência, mantendo ao máximo a sua compartimentação e recuperando o máximo de elementos construtivos, tais como pavimentos, portas e rodapés.

Foi proposto um lambril em Valchromat ao longo do acesso vertical, desde a cave até ao sótão, que marca o trajeto entre os diversos pisos e enfatiza a verticalidade do edifício.

Optou-se por manter o desenho original da fachada principal e lateral, aproveitando a configuração das molduras de reboco existentes para introduzir alguma variação de cor. Na fachada tardoz foi criado um elemento coberto, que permite a comunicação entre o interior do edifício e o logradouro.

FICHA TÉCNICA

Cliente Privado
Localização Coimbra
Tipo Serviços
Área de Construção 505.00 m²
Ano do projeto 2022
Ano de Construção -
Fase Projeto
Especialidades Macieira de Castro