O edifício, composto por dois pisos e por uma cobertura de 3 águas, está implantado num lote, onde a exposição solar direta é feita pela fachada posterior. Uma vez que se encontra integrado no meio de numa banda de edifícios a sua entrada principal é efetuada pela Rua Castro Matoso.
Desde a sua construção até à presente intervenção, o edifício foi sempre dedicado a habitação, não tendo sofrido qualquer obra de modificação ou manutenção significativas, tanto ao nível exterior como interior e, por isso, apresentava diversas patologias, nomeadamente ao nível da estrutura da cobertura.
Ao nível dos espaços interiores considerou-se necessária a revisão de todas as infraestruturas técnicas de modo a dotar as habitações com as condições de habitabilidade necessárias. Os restantes elementos construtivos interiores estavam na sua maior parte em bom estado, sendo apenas necessários trabalhos ao nível dos acabamentos e uma adaptação dimensional de alguns espaços ao programa proposto.
Sendo a preservação do edifício prioritária, propôs-se uma nova cobertura em estrutura de madeira sobre a qual se aplicou os necessários isolamentos e revestimentos, sendo o material de revestimento exterior, a chapa metálica canelada. Esta opção prendeu-se com a vontade de marcar a diferença de materiais de revestimento na ampliação, afastando as metodologias construtivas entre o “novo” e o “velho”.
Cliente Particular
Localização Aveiro
Tipo Alojamento Local
Área de Construção 390.00 m²
Ano do projeto 2016-2017
Ano de Construção 2020-2022
Fase Construído
Especialidades EMCALCULO
Empreiteiro Construções Pereira, Lima e Tavares, Lda.
Fiscalização de Obra TUU – Building Design Management, Lda