Casa Cantanhede

DESCRIÇÃO

A ideia de projeto baseou-se na vontade de criar uma habitação que entendesse a circunstância da sua localização.

A volumetria do corpo superior inspira-se na construção tradicional dos palheiros da Tocha onde a função primordial era a proteção contra a intempérie fornecendo abrigo aos ventos marítimos. Esse elemento, assume-se com uma geometria simples, mas de textura densa, em oposição ao volume do rés do chão que se apresenta recortado permitindo diferentes momentos de comunicação entre o interior o exterior.

Num primeiro plano, o escritório assume-se como o rosto habitação. Uma pequena sisão anuncia a entrada fazendo a união entre o escritório e zona social. Aqui, o espaço interior funde-se com o exterior, que, sob a mesma cobertura e com recurso a um pé direito duplo criam diversas dinâmicas visuais entre os dois pisos da habitação. O espaço exterior prolonga-se para a parte posterior da habitação sendo novamente contido pela implantação da garagem.

Da alternância entre o cheio e o vazio nascem os diferentes espaços, interiores e exteriores, que, numa cumplicidade constante, se articulam entre si.

FICHA TÉCNICA

Cliente Particular
Localização Cantanhede
Tipo Habitação
Área de Construção 312.00 m²
Ano do projeto 2020-2021
Ano de Construção -
Fase Licenciamento
Especialidades ENGYSP